Trafegar
pelo trecho Capim Grosso a Morro do Chapéu não está nada fácil. A cada
dia que passa os buracos aparecem praticamente em toda esta malha
viária. Uma parte do trecho esta sob a responsabilidade do Governo
Federal, que se estende de Capim Grosso, passando por Lajes do Batata,
Ourolândia, até chegar a Umburanas, perfazendo pouco mais de 164 Km.
O
trecho que segue até Morro do Chapéu, passando por Várzea Nova, é de
responsabilidade do Governo do Estado. Na realidade esta parte da
rodovia nunca foi asfalto, e sim um tratamento contra pó.
O
vice-governador da Bahia e Secretário de Infra-Estrutura, em recente
entrevista à Jacobina FM, relatou que será necessário a consolidação de
um empréstimo junto ao Banco Mundial na ordem de 400 milhões de reais
para que de fato esta rodovia estadual possa ser inclusa no processo dos
trechos a serem restaurados.
A
pergunta que não quer calar é: O que é feito com o valor do IPVA,
Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, cuja fatia maior fica
sob a responsabilidade do Estado?
O
que tem se visto é uma inércia permanente dos governos para agir em
favor da região norte da Chapada Diamantina, no que toca a recuperação
de estradas importantes. Tanto para o tráfego de pessoas, como de carga,
escoamento da produção e turismo.
No
último domingo (09) o editor do Mais Política, Geyder Gomes, foi um dos
prejudicados com a estrada. Na descida da Serra do Tombador o veículo
em que trafegava caiu em um buraco, cortando o pneu (foto).
Cerca
de 200 metros de distância onde parou o veículo para efetuar a troca de
pneu, havia um outro motorista em situação igual. O motorista, natural
de Umburanas, relatou que só no momento em que ali se encontrava para
realizar a troca do pneu, outros três condutores tiveram o mesmo
problema.
Quem paga esta conta de tantos prejuízos, quando não ocorrem o pior, a exemplo de mortes nestas estradas?
O Código de Trânsito Brasileiro em seu artigo 1º, em seu artigo 3º, é claro: "Os
órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito
respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por
danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na
execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o
exercício do direito do trânsito seguro."
E agora quem poderá nos ajudar? - Mais Política
Fonte: Diário da Chapada
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