terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Jacobina: Família acusa Posto de Saúde de injetar vacina vencido em criança em recém-nascido

Cartão de vacina do recém-nascido que recebeu o medicamento vencido 
Uma criança recém-nascida  recebeu uma dose da vacina contra rotavírus com prazo de validade vencido. O caso aconteceu em Jacobina, no Posto de Saúde do bairro de Serrinha, mantido pela prefeitura.
De acordo com informações do administrador Rinaldo Dantas, pai da criança,  a vacina foi aplicada no dia 28 de janeiro deste ano, no PSF de Serrinha. Ele relata que somente alguns dias depois, ao verificar no cartão de vacinas, a mãe do bebê descobriu que o lote do medicamento estava vencido desde novembro do ano passado.
Ao procurar o Posto de Saúde, para denunciar o acontecido, os pais foram informados que o medicamento teria sido aplicado apenas naquela criança,  e o que o lote estaria sedo remetido para Salvador, junto à Secretaria Estadual de Saúde, para avaliar sua eficácia e saber quais medidas deveriam ser tomadas.
Uma semana depois, ao procurar a 16ª Diretoria Regional de Saúde (Dires),  a família da criança ficou sabendo que nenhuma informação ou consulta do município de Jacobina havia chegado ao conhecimento das autoridades estadual de saúde,  mas que, diante da gravidade da situação,  a partir daquele momento,  prepostos da 16ª Dires estariam tomando as medidas cabíveis.
Temendo que outras crianças possam também ter tomado a dose da rotavírus vencida, os pais decidiram procurar a imprensa para denunciar publicamente o fato.
Até o momento, ninguém da Prefeitura de Jacobina se manifestou sobre o assunto.
O que é o rotavírus?
O rotavírus é um vírus RNA pertencente à família reoviridae. Existem sete grupos desses vírus, denominados A, B, C, D, E, F e G. O tipo A é o mais comum, sendo responsável por mais de 90% das infecções em seres humanos. Este vírus causa a rotavirose, uma doença diarreica aguda responsável por ocasionar surtos em escolas, berçários, creches e hospitais.
É umas das principais causas de diarreia grave em crianças até 5 anos de idade, embora possa ocorrer também em adultos. O rotavírus possui um período de incubaçãode 4 a 10 dias, mas geralmente menor (um a dois dias).
Existe vacina contra o rotavírus?
A vacina que previne a doença faz parte do Calendário Nacional de Vacinação desde 2006. A Vacina Oral de Rotavírus Humano atenuado é aplicada em duas doses para crianças aos 2 meses e aos 4 meses de idade.
Fonte: Notícia Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivos

contador de acessos